O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil

A cidade é um exemplo de como se viver de forma comunitária. No Brasil, as cidades evoluíram muito a partir dos anos 40 e 50, entretanto, foi nos anos 90 que estas ganharam uma dimensão muito grande. O que se percebe hoje é a dificuldade dos diversos poderes de lidar com esse crescimento, que gera, cada vez mais, o aumento do uso do transporte individual, acarretando numa série de impasses, como os congestionamentos e os problemas ambientais.
A principal causa para esse dilema é o aumento eminente do número de veículos. Segundo dados do Observatório das Metrópoles, há cidades no Brasil que apresentam menos de dois habitantes para cada carro. Dessa forma, torna-se muito difícil achar soluções plausíveis para a resolução deste conflito. Por outro lado, há ainda a questão ambiental; os automóveis são responsáveis pela maior parte da liberação de dióxido de carbono na atmosfera, sendo este um potencializador do processo de aquecimento global.
Vários fatores são responsáveis por esse uso exacerbado dos meios de transporte individuais, como a maior facilidade para comprar veículos, que se deve a razões como à redução de impostos por parte do Governo Federal e à concessão de mais crédito ao consumidor. Contudo, a má qualidade do transporte coletivo no Brasil é o motivo predominante, especialmente por conta da superlotação nos mesmos.
Assim sendo, é mais que necessário que haja um planejamento urbano por parte do Governo Federal, especificamente da Secretária Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana. Deve-se melhorar o transporte coletivo, dando mais conforto aos usuários. É essencial também que haja incentivo ao uso de novas opções de locomoção, como a bicicleta, que, além de ajudar na mobilidade, é ótima opção para a natureza e para a saúde. Outra predileção é o uso de balsas, metrôs e trens, a fim de desafogar as rodovias.
Em suma, a mobilidade urbana é um assunto que exige organização e programação, bem como uma junção de forças do governo com a população. Como consta na constituição brasileira, todo o cidadão possui o direito de ir e vir e cabe a ele escolher o que mais lhe convém.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!