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Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil




A herança rodoviarista


No governo de J.K na década de 50,a indústria automobilística sofreu um elevado investimento,o que tornou o carro mais acessível.Sob tal viés,observa-se reflexos desse período,uma vez que o excesso de veículos impede a fácil locomoção dos indivíduos.Nesse sentido,é possível afirmar que a má qualidade dos transportes públicos e o déficit no planejamento urbano são fatores determinantes para a questão.


Em primeira análise,é importante ressaltar que a fragilidade na estrutura dos meios coletivos,como o ônibus,mostra-se como um desafio a ser solucionado.De acordo com o contratualista Thomas Hobbes,o "contrato social" é um acordo entre pessoas e o Estado,cujo dever é garantir o equilíbrio social.Contudo,frustra constatar que tal acordo não é colocado em prática no Brasil,pois os automóveis públicos encontram-se defasados e inseguros,o que faz com que os indivíduos optem pelo veículo individual.Com isso,um melhor direcionamento de recursos para os meios coletivos é preciso.


Por outro lado,os grandes centros urbanos não contêm uma estruturação para suportar a frota veicular.De maneira análoga,a animação "Carros" mostra diversas cenas acerca da aglomeração dos veículos,o que gera problemas relacionados a mobilidade urbana.Fora da ficção,a realidade não é tão distinta,uma vez que o grande contigente de carros impede o bom deslocamento.Sendo assim,fica inviável manter a harmonia entre motoristas e demais componentes do trânsito.


Torna-se evidente,portanto,que os desafios de se promover a mobilidade urbana no Brasil precisam ser resolvidos.Logo,as Secretárias dos Transportes Metropolitanos devem ampliar e melhorar a qualidade de linhas de ônibus,por meio de investimentos e fiscalizações de funcionamento que garantam o bem-estar,para incentivar a busca pelo veículo coletivo.Ademais,o Ministério dos Transportes pode estabelecer velocidades nas vias de grande fluxo,através da inserção de legislações,que garantam o convívio democrático.Assim,poderá se desconstruir a herança rodoviarista brasileira.






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