O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil

Nietzsche, pensador alemão, em todo seu niilismo, enxergava com pessimismo e ceticismo a realidade. Se analisasse a sociedade brasileira contemporânea, veria que seu pensamento estava correto, afinal a imobilidade urbana cresce de modo descontrolado. Assim, é importante que esse problema, motivado pela precariedade nos transportes públicos e pela influência midiática, seja debatido socialmente, visando a resoluções rápidas.
A priori, é imprescindível reconhecer que o fator primacial para a ineficiência da mobilidade urbana nas cidades é a debilidade nos transportes públicos e ausência de meios alternativos. Na visão de Aristóteles, o papel fundamental da política é promover o bem-estar social. Logo, percebe-se certo desequilíbrio com as ideias aristotélicas na sociedade brasileira, visto a alta insegurança e violência nos ônibus e metros, além da superlotação desses, por falta de veículos e má distribuição nas cidades.
Há necessidade de ressaltar, também, que o setor midiático cencede ao automóvel próprio um símbolo de "status", supervalorizando-o. Dessa forma, o brasileiro, alienado, compra ou financia o carro individual, a fim de, além de utilizar como meio de locomoção, usar para mostrar que possui o veículo. Cabe reconhecer que o excesso de automóveis causa diversas consequências, como congestionamento, poluição sonora e agravamento do efeito estufa.
Diante dos argumentos supracitados, é preciso concentrar esforços em melhorar a mobilidade urbana no território nacional. Cabe ao Poder Legislativo a tarefa de desenvolver uma lei, para ser efetivada nos grandes centros urbanos, sobre o rodízio de veículos, com o intuito de diminuir a circulação automobilística diária. Outro ponto chave é o Ministério das Cidades criar mais ciclovias, acompanhado de postos para aluguel de bicicletas, a fim de substituir veículos poluentes e sua quantidade nas estradas. Espera-se que, com ações desse tipo, esse entrave seja solucionado, de modo que não se enxergue mais o pessimismo nietzschiano nesse cenário.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!