O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil


A Revolução Industrial, com início no século XVIII em solos ingleses, representa fortes impactos mundiais que perduram até o momento. O desenvolvimento de meios de locomoção automatizados, juntamente com sua popularização, é um evento que vêm semeando consequências de um crescimento acelerado na sociedade brasileira. Dessa forma, a locomoção de pedestres e motoristas acaba por se tornar comprometida. Nesse cenário, faz-se necessária a reflexão acerca dos problemas de circulação enfrentados no século XXI e também das raízes dos mesmos.
Primeiramente, é possível apontar que os grandes centros urbanos carecem de planejamento para comportar tamanha concentração populacional. Mais que isso, essa falha na distribuição socioespacial corrobora para estressantes momentos caóticos de lentidão no trânsito e aglomerados em ruas e estações de trem/metrô. Um exemplo prático e perceptível em todo o país é a cidade de São Paulo, que sofre com a falta de estrutura até mesmo em transportes alternativos, como bicicletas e patinetes elétricos. Outrossim, problemáticas envolvendo a gestão pública contribuem diretamente para a recorrência de desordem.
Nesse panorama, é possível verificar que a população sente-se apreensiva com a qualidade dos meios de movimentação que lhes é oferecido. Insegurança física, preços abusivos e inconstância de horários são apenas alguns dos fatores enfrentados arduamente por aqueles que fazem uso do transporte público. Além disso, o assunto se torna ainda mais relevante pelo fato de que o tráfego no Brasil é apontado como o quinto mais violento do mundo, de acordo com a OMS.
Destarte, é essencial para a facilitação de circulação a intervenção do Ministério das Cidades, através de investimentos estruturais nos transportes e maior desenvolvimento de vias públicas. Isso pode ser feito através da implementação de mais faixas exclusivas para ônibus e incentivo a meios alternativos através da regularização de ciclofaixas. Dessa forma, o cidadão brasileiro poderá se mover com maior agilidade e segurança.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!