O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil

Desde o iluminismo entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a precária condição da mobilidade urbana, no Brasil verifica-se que esse ideal iluminista está sendo constatado na teoria e não desejavelmente na prática. Nesse sentido convém analisarmos a consequência de tal postura negligente para a sociedade.
É indubitável que a busca social pela autonomia e agilidade de locomoção seja uma das causas do problema. Haja, vista que as pessoa insatisfeitas com o auto tempo gasto no deslocamento optam pelo carro particular. E, muitas das vezes uma unica família possui dos a três carros nas ruas, isso acarreta nas cheias das rodovias e nos constantes engarrafamentos que acabam por aumentar o tempo de locomoção.
Outrossim destaca-se a falta de política de conscientização social como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotado de exterioridade, generalidade e coletividade. Segundo essa linha de pensamento observa-se que a falta de conscientização faz com que as pessoas nunca optem por meios mais sustentáveis de locomoção e dificilmente utilizem transportes coletivos já que esses estão cada vez mais em condições precárias de superlotação e segurança.
É evidente, portanto que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Com isso, é preciso que o ministério público invista em políticas públicas de conscientização social para que as pessoas passem a utilizar meios de transporte mais sustentáveis e invista também na construção de ciclovias em locais seguros para que os ciclistas trefeguem sem medo. Além disso, as empresas responsáveis pelo transporte coletivo devem melhorar a segurança dos seus ônibus implantando câmeras e seguranças particulares e aumentar a frota de ônibus nos horários de mais demanda a fim de diminuir a superlotação. com isso as pessoas vão ter melhores opções de transporte.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!