O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil

É notório que nos últimos anos, o Brasil sofre com o elevado aumento de problemas relacionados a mobilidade urbana. Especialmente nos grandes centros urbanos é perceptível o aumento exponencial destes problemas, como por exemplo o surgimento de enormes congestionamento, aumento de veículos nas ruas entre tantos outros fatores que dificuldades de mobilização de toda população. Problemas como a baixa qualidade dos transportes público e a falta de infraestrutura nacional são refletidos diariamente na vida de todos os brasileiros.

Além de essencial para grande parte da população, o transporte público se tornou indispensável principalmente em grandes centros urbanos, onde desde o fenômeno do exôdo urbano apresenta um grande numero de habitantes, inviabilizando a utilização do transporte individual por todos moradores. Mesmo apresentando tamanha importância, o transporte público no Brasil ainda e muito negligenciado, apresentando problemas graves como valores exorbitantes de passagem, superlotação, falta de transportes necessários para toda população é até a utilização de veículos em situações degradáveis, gerando risco para os profissionais que atuam nestes transportes ou a população que usufruem deste serviço.

Outro fator agravante do problema existente na mobilidade urbana brasileira, ocorre devido o brasil ser um país que desde a época do programa "50 anos em 5" de Jucelino Kusbitchek direcionou seus esforços de mobilidade urbana apenas no desenvolvimento de sua malha rodoviária. Fato é que apesar do esforço governamental como rodízio de placas e a ampliação da malha rodoviária, esta por si só, não se demonstra capaz de extinguir problemas diários dos grandes centros urbanos como os grandes congestionamentos, que aliados a baixa qualidade do transporte público podem gerar quadros prejudiciais para saúde. Buscando amenizar o desconforto diário muitas pessoas ainda preferem utilizar os transportes individuais para ter uma qualidade melhor de locomoção, agravando assim ainda mais o problema de infraestrutura existente pela falta de espaço nos grandes centros urbanos, segundo a DENATRAN só nos ultimos 10 anos ocorreu um aumento de 400% no total de veículos em circulação.

Portanto tornou-se necessário que agentes de transporte do governo realizem uma maior fiscalização sobre as concessionárias que atuam no transporte público, para que estas realizem a reestruturação dos meios de transportes já existentes, bem como, a inclusão de novos veículos para atender a demanda da população. Outro fator de suma importância seria o desenvolvimento de um programa "Movimenta Brasil" através da parceria Pública-Privada visando a criação de uma solução ao problema existente, com a reformulação da infraestrutura de locomoção brasileira, buscando desenvolver novos meios para a locomoção através da implantação de hidrovias e ferróvias de modo integrado aos sistemas de transportes já existente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!