O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil

A mobilidade urbana não é apenas a locomoção de um ponto a outro de uma cidade, e sim um conjunto de ações que levam a satisfação das necessidades da população em relação aos deslocamentos feitos nas cidades. O Brasil enfrenta um grande desafio frente à mobilidade dos grandes centros urbanos, devido a infraestrutura dessas cidades que já não são o suficiente para a demanda de veículos e pessoas. As politicas de mobilidade também estão desatualizadas com a realidade, sendo assim, quem perde e sofre é a população.

Segundo os dados estatísticos do DENATRAN-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), entre Janeiro e Dezembro de 2016, a frota aumentou 114,8 mil carros na cidade de São Paulo. A partir destes dados é possível notar que a sociedade brasileira esta inserida em uma cultura de consumo massivo de automóveis, porém manter um carro custa caro, deve-se levar em conta vários fatores como o combustível, que se for fóssil causara poluição ao meio ambiente e também trará problemas à saúde de quem vive nestas cidades; As manutenções que devem ser feitas no veículo, os impostos, o seguro do veículo, e isso tudo sem pensar nas politicas de mobilidade e infraestrutura dessas cidades para receber tantos automóveis em suas vias. Pensando desta forma é possível notar que ter um, ou em alguns casos, mais de um veículo não é assim tão vantajoso!

no século XXI, o relógio virou um inimigo para muitas pessoas, são muitos afazeres como ir e voltar do trabalho, buscar os filhos na escola, ir ao local de estudos etc. Sabemos que nas grandes cidades urbanas do Brasil o tempo que se perde no trânsito gera muito estresse, e má qualidade de vida para a população, sendo assim para que o dia seja produtivo e não ocorra imprevistos, deve-se levar em conta estas necessidades, para garantir uma melhor locomoção e melhor qualidade de vida.

Contudo tendo esses problemas em vista, algumas alternativas para a melhoria da mobilidade urbana seria: 1- Investir no transporte público (ônibus, metrô e trem), oferecendo serviços de melhor qualidade, colocando mais ônibus nas vias, aumentando o horário de funcionamento desses transportes. 2- Fazer a integração dos meios de transportes públicos com os privados, criar estacionamentos em pontos estratégicos da cidade para que as pessoas possam deixar seus veículos nesses estacionamentos e fazer a integração a um meio de transporte público no meio do caminho. 3- Incentivar o uso de bicicleta pela população, além de fazer bem a saúde e ao meio ambiente o inchaço das vias diminuirá. 4- Criar mais meios de locação de bikes, visando o custo benefício principalmente. Essas são algumas ações que podem ser executadas sem muitos imprevistos, e cabe principalmente aos governadores e prefeitos de cada estado e cidade a implementação dos mesmos. A sociedade deve se conscientizar dos problemas que a mobilidade de má qualidade nos trás e principalmente rever as próprias ações, visando uma reeducação do consumo de automóveis em massa e buscando encontrar meios e alternativas mais adequadas para a locomoção nas grandes cidade, para quem sabe num futuro próximo o problema da mobilidade urbana seja erradicado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!