logo redação online

Energias renováveis como mecanismo de sustentabilidade

Abaixo algumas orientações, em seguida textos explicativos sobre:  Energias renováveis como mecanismo de sustentabilidade

INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO

• O rascunho deve ser feito no espaço apropriado.

 • O texto defi nitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  •  Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada texto insufi ciente.
  • Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
  • Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada ao tema proposto.

Texto I – Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis

desenvolvimento sustentável é caracterizado por ações que não comprometem as gerações futuras, como um sistema de desenvolvimento global, que se preocupa com a quantidade de extração de matéria-prima, impactos ambientais, entre outros. Sendo assim, o exercício da sustentabilidade defende que as necessidades de satisfazer suas vontades atualmente não podem prejudicar seus filhos, netos e bisnetos, por exemplo.

Enquanto isso, as energias renováveis, possuem origem a partir de recursos naturais que são constantemente reabastecidos, como o sol, vento, água, marés e ondas. No entanto, um tipo de energia renovável não é, necessariamente, uma energia sustentável, visto que ela precisa ser inesgotável. Portanto, a sustentabilidade trata-se apenas de uma forma de manter o desenvolvimento energético atual, podendo esgotar a qualquer momento.

Desta forma, o desenvolvimento sustentável só é estabelecido a partir da harmonia entre três eixos essenciais: ambiental, social e econômico. Para sua evolução, tanto as energias renováveis quanto as sustentáveis são responsáveis por medir o uso de recursos naturais, bem como preservar o meio ambiente, a fim de alcançar um nível de desenvolvimento ambiental, social e econômico favorável.

Exemplo

Desde primórdios o homem veio buscando soluções para maior qualidade de vida e conforto. Nessa perspectiva os humanos buscam somente o conforto e não na preocupação com a natureza. Assim, mostra-se relevante pensar na sustentabilidade seja dos recursos naturais, uma vez que não causa impactos ambientais negativos e conduzem a buscar mais tecnologias.

De início, é notório destacar, que por esse meio não causa impactos ambientais negativos, pois não haverá queima de carvão mineral, posteriormente não irá haver liberação de gases poluentes, que contribuem para o aumento do aquecimento global ocasionando menos liberação do dióxido de carbono (CO2), proporcionando uma vida melhor para a atual e as futuras gerações.

Contudo, cabe ressaltar que pode conduzi a um investimento e busca de tecnologias.

Esse contexto envolve investimentos, pesquisa e mão de obra, favorecendo novas oportunidades de empregos, e fazendo uma melhora para a vida humana. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo é importante para a sociedade.

Com o objetivo de aumentar o uso de energias renováveis como mecanismo para maior sustentabilidade para o planeta, é dever do Ministério do Meio Ambiente, buscar meios de investir e pesquisar, facilitando e deixando assim acessíveis a todos. Outrossim, cabe ao Poder Executivo promover campanhas para aumentar a acessibilidade a todos. Somente assim, seria maior a possibilidade de usar as energias renováveis e seus meios coom mecanismo para uma maior sustentabilidade.