logo redação online

Tema de redação – ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Exemplo de redação

A Constituição Federal, documento de suma importância no país, assegura o direito de acesso à saúde física e psicológica a todos os brasileiros. Nessa perspectiva, o estigma associado às doenças mentais deve ser superado, para que esse direito seja colocado em prática de fato. Assim, atitudes como considerar “frescura” a necessidade de tratamento e ter algum preconceito com quem tem doenças psíquicas, acabam por desmotivar as pessoas que precisam buscar ajuda para lidar com o entrave. 

Primordialmente, cabe destacar o antigo “Manicômio de Barbacena”, o qual marcou negativamente a história do país no que tange a saúde mental. Dessarte, os milhares de brasileiros que eram considerados loucos e foram internados sem nenhum tipo de avaliação plausível, foram mal tratados e morreram. Desse modo, o estigma associado a um transtorno psíquico (ou o ato de rotular um indivíduo nesse contexto) é negligenciar o fato de todas as pessoas podem ser afetadas por doenças mentais. 

Ademais, é importante ressaltar o filme “Nasce uma estrela“, no qual o protagonista não busca tratamento para uma possível depressão e chega até ao suicídio. Nesse sentido, a carência de incentivos ou mesmo de aceitação alheia perante ao uso de medicamentos ou à terapia, por exemplo, pode levar ao afastamento completo do indivíduo com a sociedade e ao suicídio. Enfim, há a necessidade de superar esse estigma e promover o tratamento das doenças mentais no Brasil. 

Portanto, é preciso reverter o quadro atual. Urge que as prefeituras de todo o país realizem ações públicas voltadas ao cuidado com a saúde psicológica dos cidadãos, por meio da destinação de verbas municipais, a fim de tratar as doenças e conscientizar os indivíduos. Com isso, deverá haver a contratação de psicólogos e psiquiatras, o respectivo atendimento gratuito nas unidades de saúde do município, além da divulgação de campanhas publicitárias e a promoção de palestras. Somente assim, com um conjunto de ações, será possível superar o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

doenças mentais

Agora que você conheço um bom exemplo de redação sobre doenças mentais, conheça nossos modelos de redação para o Enem, Vestibulares e Concursos.

Abaixo, mais alguns exemplos de redação sobre doenças mentais:

Gostou desse exemplo de redação? Não esqueça de criar o seu próprio exemplo sobre esse tema usando a nossa plataforma! Assim você vai praticar redação desse e mais diversos temas, além de ter acesso a um curso de linguagens exclusivo do professor Noslen!