O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

            A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo "6º", o direito ao lazer como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não têm se reverberado com enfasê na prática quando se observa a democratização do acesso ao cinema no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Bem como, o valor do preço do ingresso e a dificuldade de lugares mais pobres terem acesso ao cinema, diante dessa persperctiva, faz - se a imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro.                          Em primeira análise deve - se ressaltar a ausência de medidas govermentais para combater a dificuldade do acesso em regiões menos favorecidas.Devido ao Governo não se dedicar a oferecer o acesso à arte para os pertencentes das camadas sociais mais baixas e, consequentemente, acaba causando uma exclusão da maioria dessa parcela da população. Dessa forma, é inadmissível que o Governo brasileiro não dê a devida importância para a democratização do acesso ao cinema.


         Ademais, é fundamental apontar o preço do ingresso como um problema. Devido ao valor muitos jovens e adultos perdem a oportunidade de conhecer a cultura de seu país, pois tem que gastar com passagem de ônibus, comida e o ingresso. Logo e inadimissível que esses valores continuem a pendurar.


            Depreende - se portanto a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cultura, Ministério da Cidadania e o Governo Federal, por intermédio crie, por meio de verbas governamentais, cinemas populares, garantindo que as camadas sociais com menor poder aquisitivo tenham acesso ao meio cinematográfico. Dessa forma, o país poderia superar essa problemática.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!