O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A música "Tempos modernos" de Lulu Santos idealiza uma sociedade sem muros de hiprocrisa mais justa e coesa. No entanto, essa utopia não acontece na realidade comtemporaneia. Nesse sentido tem-se um grave problema social, relacionado ao acesso no cinema no Brasil que sofre problemáticas para sua democratização pelas desigualdades econômicas bem como a elitização do seu conteúdo.


Mormente, o sistema econômico brasileiro faz a segregação de espaços para a própria população. Assim, a filósofa Hanna Arendt tematiza "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direito", apontando para as garantias serem mantidas na sociedade. Entretanto, na República Federativa brasileira à entrada ao cinema ainda não é de abragencia para todos, caracteriza-se disparidade para as pessoas que frequentam esses locais, ao qual é fonte de difusão de pensamento que nem alguns públicos da nação possuem esse direito. 


Além disso, devido ao capitalismo, existe a elitização de matérias que devererim ser públicas para a pátria do Brasil. Desse modo, a indústria cultural massifica e transforma em comércio as artes cenicas. Todavia, isso faz com que indivíduos de renda maior torne-se privilégiados. Enquanto que, nas períferias seja desclassificado como opção de lazer, cujo o acesso é restrito para quem tem valor financeiro, não democratizando a sétima arte mundial e sua impotância.


Portanto, é mister medidas que possam inibir esses desafios para um país melhor. Logo, o Ministério da Educação deverá conceder carteiras para atividades culturais, por meio de verbas destinadas para as escolas estaduais que deverá levar os discentes do ensino médio de 1, 2 e 3 ano  para cinemas em interiores com o intuito que jovens e até mesmo crianças poderem desfrutar da influência acultura do cinema e empregar diversidade de pessoas atingindas pela função social das telas da cinemogratografia.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!