O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

De acordo com a constituição de 1988, o acesso à cultura é um dos direitos do cidadão. Todavia, no cenário brasileiro atual, é notória a necessidade de demcratizar o convívio da população com expressões artísticas, dando maior destaque ao cinema. Se, por um lado, há a elitização de espaços como o mesmo, por outro há também meios alternativos para assistir as produções.


Primeiramente, pode-se afirmar que o cinema, assim como o teatro, é elitizado. Isso porque grande parte dapopulação não tem o hábito de frequentar ambientes como o mesmo. Essa realidade remete à Grécia Antiga, durante a Antiguidade Clássica, onde apenas membros da elite podiam desfrutar da arte, enquantosegmentos marginalizados da sociedade como escravos jamais poderiam ter esse privilégio.


Ademais, a existência de formas alternativas para assistir filmes torna cada vez menor o número de indivíduos que frequenta o cinema. De acordo com a pesquisa disponível no site Meio e Mensagem, 88% dos telespectadores assistem frequentemente a filmes na televisão. Esse fato deve-se principalmente à existência de plataformas vituais como Netflix e Amazon que disponibilizam filmes para serem assistidos, porém não gratuitamente. 


Dessa forma, é necessária a criação de um programa chamado "Domingo de Cinema" que será administrado pelas prefeituras municipais de todo o Brasil, onde ocorrerá um festival de cinema gratuito durante o dia inteiro no primeiro domingo de cada mês, exibindo clássicos do cinema nacional e internacional. Sendo assim, o aceso ao cinema será mais acessível e o que diz a Constituição serão garantidos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!