O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

 


    A obra “O triste fim de Policarpo Quaresma”, escrito por Lima Barreto, denota como personagem principal Policarpo Quaresma, que tem como característica marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil Utópico. Entretanto, a dificuldade em democratizar o acesso ao cinema no Brasil torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Assim, é licito afirmar que a falta de medidas socioeducativas e a negligência governamental são os pilares dessa problemática.


    Em primeira análise, é necessário frisar que a falta de medidas socioeducativas no que se refere o tema é um promotor do problema. Segundo Paulo Freire, patrono da educação brasileira, somente e somente a educação pode mudar o mundo. Nessa lógica, entende-se que, medidas socioeducacionais que conscientizem a população como um todo a respeito dos benefícios culturais e educacionais de se frequentar o cinema são de extrema importância no combate ao problema como um todo. Logo urge, a necessidade de se investir em medidas educacionais.


    Outrossim, é importante ressaltar que a dificuldade em democratizar o acesso ao cinema no Brasil ocorre devido a negligência estatal em relação a criar mecanismos que coíbam o problema. A Constituição Federal, promulgada em 1988, deixa claro a função do Estado em garantir o pleno funcionamento da sociedade, entretanto, isso raramente ocorre no Brasil. Sendo assim, é necessário que, o governo por meio de seus aparelhos estatais promova e incentive a construção de cinemas, principalmente em áreas de baixa renda, no caso as mais afetadas pelo problema, assim combatendo o avanço da problemática. Destarte, é necessário maior protagonismo por parte do Estado.


   Portanto. O MEC deve desenvolver palestras em escolas por meio de entrevistas com especialistas no assunto. Tais palestras   serão disponibilizadas na internet, assim com a finalidade de conscientizar o máximo de pessoas a respeito da problemática. Além disso, é necessário que, o governo por meio de leis, incentive a criação de mais cinemas, principalmente em áreas de baixa renda. Para que assim, a nossa sociedade esteja um passo mais próximo da sociedade idealizada por Policarpo Quaresma.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!