O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

       A Constituição Federal de 1988 trata, em seu artigo 6º, os direitos sociais dos brasileiros, entre os quais, há o lazer. Entretanto, observa-se que não ocorre, no país, a concretização desse dever positivo do estado, porquanto existe uma evidente dificuldade de acesso da população ao cinema. Esse problema se expõe no baixo número de salas de cinematográficas em funcionamento no território brasileiro, além da elitização desses ambientes .


       O governo, como promotor da cultura e do lazer, não investe em salas de filmes para a sociedade, não utiliza investimento público, nem incentivos para a iniciativa privada. Isso fica evidente quando se depara com pesquisa realizada pela Ancine: o país possui 2200 salas de cinema, é o 60º na relação habitantes por sala. Dessa forma, ocorre a negligência do poder público quanto a concretização do acesso ao cinema, fato extremamente necessário para o estimulo do lazer dos brasileiros.


      Outrossim, os cinemas estão presentes, em sua maioria, tanto em áreas de renda mais alta quanto cidades de grande porte. De acordo com Simone de Beauvoir, é preciso erguer o povo a altura da cultura e não a rebaixar ao nível do povo. Diante do exposto, todas as pessoas têm o direito de se submeterem à cultura por meio de processos educadores qualificados, os quais têm, em seu rol, a cinematografia.


        Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para promover o acesso geral dos cidadãos à cultura por meio do cinema. O governo deve realizar incentivos fiscais para setores de entretenimento, sujeitando a estes, como contrapartida, a abertura de salas de filmes em diversas localidades de baixa renda, com o objetivo de aumentar o acesso de todos. Além disso, as políticas de meia entrada devem ser defendidas e reivindicadas.  Destarte, o Brasil vai poder promover a democratização do cinema.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!