O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A revolução francesa, iniciada em 1789, ocorreu graças a discrepância de privilégios entre as classes que compunham sua sociedade. Já no Brasil contemporâneo, algo parecido ocorre em relação as telas de cinema, pois, de acordo com a ancine, existem 2200 salas em território nacional, contudo sua maior parte se concentra nas grandes metrópoles, privando cidades do interior do país de seu uso. Tal fato contribui para um cenário pernicioso, fazendo com que haja uma falta de adquirimento cultural em cidades carentes dessa tecnologia. 
Ademais, é notável que o descomprometimento governamental seja o agente principal da problemática, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante não só a igualdade dos indivíduos, como também o acesso à cultura. Assim, a aglomeração de cinemas nas grandes cidades atua diretamente contra os planos da ONU, privando a população de pequenos municípios do seu uso e contribuindo para a perpetuação da luta de classes. 
Outrossim, a cultura contribui para a evolução constante do corpo social, onde diversas obras têm o intuito de criticar a sociedade, na esperança de criar um mundo melhor. Porém, de acordo com o IBGE, ainda existem cerca de 11,3 milhões de pessoas analfabetas no Brasil, que acabam tendo uma deficiência no adquirimento cultural, fazendo com que o cinema seja uma ótima alternativa, pois, devido a fácil maneira de consumo que ele promove, pode ser usado em larga escala para alcançar todos dentro de uma sociedade. 
Dessarte, é imprescindível frear a problemática. Para isso, é necessário que a Secretária Especial da Cultura incentive a construção de cinemas públicos em pequenos municípios, por meio de mão de obra voluntária, com um catálogo recente e com preços atrativos, de modo que mantenham vivo o estabelecimento, mas não visem o lucro, fazendo com que todos tenham acesso à cultura. Desse modo, haverá uma homogeneidade maior nos privilégios entre as classes, contribuindo contra a luta delas, criando assim uma sociedade integra. 
 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!