O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

  A constituição federal brasileira, promulgada em 1988 garante, em seu artigo sexto, uma série de direto sociais. Dentre eles, está o direito à cultura, juntamente com todos os elementos que o permeiam. No entanto, apesar de tal garantia, o que se percebe, na sociedade brasileira atual, é a dificuldade da aplicação desse direito na prática, visto que a democratização do acesso ao cinema no Brasil é um problema que perdura. Isso se evidencia não só pela falta de consciência social, como também pela negligência estatal.
  Vale ressaltar, a princípio, que a ausência de consciência social é uma das razões pela qual o problema persiste. Nessa lógica, o filósofo karl Marx, teceu diversas críticas em suas obras sobre a atuação governamental, em uma delas afirmou que não é a consciência social que determina o ser, mas sim o ser social que determina a consciência. Dessa forma, tratando-se da Democratização do acesso ao cinema no Brasil, é possível perceber que as críticas de Marx se fundamenta, pois o Estado brasileiro não promove a conscientização social em nenhuma de suas instâncias, como a escola ou em meios de comunicação, ferindo, assim a cidadania e as garantias constitucionais.
  Outrossim, é válido destacar a omissão governamental como promotora do problema. Nesse sentido, Aristóteles diz, em seu livro " Ética a nicômaco", que a política existe para garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, é fácil perceber que, em relação a democratização do acesso ao cinema, essa disposição de Aristóteles não se consuma na realidade brasileira, uma vez que o poder público não cumpre seu papel legislativo, fazendo com que ocorram diversas lacunas no bem estar social. Desse modo, faz-se mister a reformulação de tal postura estatal irresponsável e negligente.
  Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. Nesse contexto, Ministério da Educação, deve criar palestras e programas sociais, por meio das escolas e faculdades, para mostrar a sociedade a importância da informação e do pensamento coletivo sobre o atual cenário precário do acesso ao cinema no Brasil. Tais eventos deve ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo para que se apresentem as principais questões do tema. Espera-se dessa forma, que a população possa estar inteirada sobre o assunto é que o problema seja minimizado. Assim, as garantias sociais da Constituição Federal brasileira terá eficácia plena no presente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!