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ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O teatro foi uma manifestação artística criado na Antiguidade Clássica, podendo ser considerado o precursor do cinema, visto que, foi a maneira do escritor transportar seu universo de ideias ao público que era, majoritariamente, composto pela classe social mais abastada. No Brasil contemporâneo, o cinema ainda é analisado como algo, exclusivamente, ligado ao entretenimento barato. Isso se deve, sobretudo, a maneira que os indivíduos são ensinados a encara-lo e a forma que é distribuído geograficamente. Logo, medidas que tragam características positivas ao tema são imprescindíveis. 


Primeiramente, é notável que, pouquíssimas instituições de ensino abordam no cotidiano o universo cinematográfico com um olhar além do entretenimento. Quando essa temática é discutida com estudantes, geralmente, o pensamento está vinculado a grandes bilheterias como exemplo a Marvel isso ocorre, principalmente, pela forma que o papel do cinema é apresentado. De acordo com o diretor Orson Welles, o cinema não tem fronteiras ele é um fluxo constante do sonho, assim além de entreter, filmes podem contar uma história que cause impacto emocional no telespectador e instigue o pensamento crítico sobre vários problemas que rodeiam a sociedade. Logo, o cinema deve ser tratado com seriedade, para que ele possa ser utilizado como uma ferramenta para promover educação e reflexão humana.


Em segunda análise, vive-se no atual contexto brasileiro enorme desigualdade social, que influencia na forma que o cinema é distribuído no país. Devido a ocorrência de fatores históricos, como o ciclo do café, o qual possibilitou intenso fluxo de migrações nas regiões Sul e Sudeste áreas que, atualmente, encontram-se intensamente urbanizadas. Esse acontecimento configura-se como o principal empecilho para a acessibilidade ao universo cinematográfico, pois a maioria das empresas preferem cidades com grande contingente populacional e altamente industrializadas, assim excluindo cidades de pequeno e médio porte. Dessa maneira, é urgente a reversibilidade do cenário em questão para que todos tenham acesso e a desigualdade seja diminuída. 


Dessa forma, torna-se necessária a adoção de medidas para solucionar o impasse. Para isso o Ministério da Educação deve adicionar à grade curricular dos estudantes, matérias que abordem um segundo olhar sobre a função dessa longa-metragem. Em decorrência do que foi exposto, o Estado em parceria com prefeituras municipais, devem implementar a presença dele, essa medida deve ser feita por meio da implantação de cinemas comunitários, tendo como  resultado não apenas a democratização do acesso mas a construção de uma nova visão acerca do papel do cinema. 

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