O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Todo ser humano possui direitos essenciais inerentes a ele, como o lazer. Apesar disso, a falta de democratização do acesso ao cinema no Brasil derivada da desigualdade socioeconômica vigente no país, fere a norma apresentada, representando, assim, uma falha no estado democrático de direito.Logo, é mister analisar essa mazela social, tendo em vista os danos causados a esse direito do cidadão e sua relação com os índices de suicídio no país.


 


A princípio, vale ressaltar que a Constituição Cidadã de 1988 garante a todos o direito ao lazer. Entretanto, a falta de democratização do acesso ao cinema rompe com esse preceito, visto que por serem adquiridos, em sua maioria, por meio da compra, os ingressos que possibilitam adentrar as salas de cinema tornam-se, muitas vezes, inacessíveis para as camadas mais humildes da população. Sob esse viés,  é notável a necessidade de medidas governamentais que visem reduzir o custo dos ingressos a fim de torná-los acessíveis a um maior contingente populacional.


 


Além disso, cumpre salientar, em segundo plano, que para o sociólogo Durkheim, quando o indivíduo passa a não se sentir pertencente à sociedade, a qual está inserido, as chances de ele cometer suicídio aumentam. Nesse sentido, as novas tecnologias urgem como intensificadoras dessa problemática, pois corroboram para o cescimento da desigualdade e da exclusão social, uma vez que  não sao acessíveis para todos.Dessa forma, fica evidente a importância da democratização do acesso ao cinema no combate ao suicídio no Brasil.


 


Diante disso, pode-se inferir, portanto, que para mitigar os danos causados, pela falta de democratização do acesso ao cinema, ao lazer social, é preciso que o Governo Federal, por meio de parcerias com órgãos associados, garanta isenções fiscais para empresas cinematográficas que se comprometerem a reduzir o custo dos seus ingressos  e a relizar  seções periódicas gratuitas para as camadas mais populares da sociedade, no intuito de garantir os direitos fundamentais do ser humano e de reduzir os índices de suicídio no Brasil.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!