O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

   O autor brasileiro Ferreira Gullar basea-se no pensamento de que: "A arte existe porque a vida não basta". Trazendo para a realidade brasileira atual, fica notório a suma importância do convívio da sociedade com os meios cinematográficos. Porém a democratização do acesso ao cinema brasileiro, permanece sendo um problema em nossa sociedade. Assim a falta de acesso ao cinema, como falta de conhecimento da população juntamente à perda do potencial econômico pela criação de salas de cinemas em áreas com menor concentração populacional, influencia para que não haja uma solução para o problema.


    Primeiramente, pode se afirmar que, a inexistência de notícias e esclarecimentos sobre a importância da arte cinematográfica em nossa sociedade, faz que esse problema continue ocorrendo em nosso convívio.Nessa analogia, a obra " Mito da Caverna " do filósofo Platão, conta a história de um homem que se encontrava aprisionado em uma caverna virado de costas para a entrada permitindo-o, por meio de uma parede, de ver somente as sombras projetadas pela as coisas. Trazendo para os dias atuais, a falta dessas ferramentas atua na continuação da problemática.


      Além disso, as indústrias cinematográficas tendem a criar salas de cinema em áreas mais populosas, pois nesses locais há uma maior capitalização de lucros, incetivada portanto, pela falta de incentivos fiscais por parte dos órgãos governamentais.Tal realidade reflete no alto índice de habitantes por salas- 60o colocado no ranking mundial dessa categoria.


     O Ministério da Educação (Órgão responsável pela a educação do Brasil) , desse modo, deve criar propagandas por meio de canais de televisão e redes sociais, no intuito de que a população venha sair de suas cavernas ( ignorância) e passem a entender a importância da arte cinematográfica em sua vida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!