O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

No livro "1984" de George Orwell, um governo totalitário manipula toda forma de informação buscando moldar a opinião pública em favor do Partido. Não obstante, nos dias de hoje, a democratização do acesso ao cinema no Brasil é um agravante pouco suscitado. Sob tal ótica, o afetamento no pensamento-crítico do cidadão e a falha ao assegurar o acesso ao cinema são quadros que precisam ser superados para que essa questão seja mitigada.
A priori, vale salientar os impactos negativos na forma como o cidadão se expressa. De acordo com o pensamento do filósofo Rousseau, o homem encontra-se acorrentado por toda parte. Analogamente, tendo em vista a falta de democratização do acesso à indústria cinematográfica, é fato que, de mesmo modo que Rousseau propôs, o indivíduo estará preso por uma ideia atrasada. Dessa forma, semelhante visto em "1984", a pessoa não teria a capacidade de formular o próprio ponto de vista, baseando-se apenas no que lhe é apresentada, e, por consequência, cria-se uma bolha social ao seu redor.
Outrossim, é válido mencionar a falha de campanhas que facilitem o acesso ao cinema e cultura. Segundo o filósofo Friedrich Hegel, é dever do Estado proteger os seus filhos. Sob tal perspectiva, por parte do Governo, a falta de campanhas ou medidas que busquem democratizar o cinema vai de encontro à máxima de Hegel. Desse modo, sem o auxílio do Estado, o acesso ao cinema torna-se algo limitado, não despertando o interesse da comunidade como um todo.
Portanto, é fato que a democratização do acesso ao cinema no Brasil é preocupante. Para tanto, urge que o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, um programa que busque construir ou reestabelecer cinemas públicos com o fito de facilitar o acesso para todos na sociedade. As sessões envolverão filmes de diferentes gêneros, visando sempre enaltecer a diversidade e a cultura. Somente assim, será possível reverter o caso, assim, evitando a mesma alienação que o Partido construiu em "1984".


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!