O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A Revolução Industrial- um evento histórico, que ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII e início do século XIX- foi o ponto de partida para grandes mudanças tecnológicas ocorridas no planeta. Hordienamente, percebe-se que uma parte da população brasileira foi excluída do universo do cinema. Nesse sentido, para que ocorra uma democratização desse meio de entretedimento é necessário: ora investimentos governamentais, ora levar o cinema para locais menos desenvolvidos.


 


Em primeira análise, o filósofo contratualista Rousseau, na sua obra “contrato social”, afirma que o Estado deve garantir o bem-estar de todos os indivíduos que regem a sociedade. Partindo dessa analógia, fica evidente, portanto, que o Governo como órgão supremo, deve investir no cinema, pois, as salas cinematógraficas é uma forma de entreter os indivíduos. O relatório divulgado pela “meio e mensagem”, afirma que 17% da população brasileira frequenta o cinema, isto é, se medidas forem implementadas, esse dado, por sua vez, será crescente.


 


Outrossim, o fundador da empresa “apple”, afirma que a tecnologia move o mundo. Dessa maneira, vale destacar que existem locais em que não tem acesso ao cinema. Além disso, esse meio de entretedimento é encontrado em locais que contém um grande fluxo urbano, ou seja, locais menos desenvolvidos têm uma tendência de não ter acesso a esse meio. Com isso, se não houvesse essa “concentração”, que visa locais desenvolvidos, o cinema seria de acesso a toda população brasileira. Posto isso, se houvesse cinemas em todas cidades, consequentimente, teríamos menos pessoas depressivas.


 


Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao entrave abordado. Posto isso, concerne ao Estado, junto com o Governo Federal, a implementação de salas cinematófraficas em todas cidades do território brasileiro, por meio de verbas destinadas a esse problema, a fim de garantir o entretedimento de todo meio social e, assim, ter uma sociedade menos depressiva.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!