O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Consoante ao físico Newton, um corpo permanece em movimento até que uma força atue sobre ele mudando sua trajetória. Esta é a questão do acesso ao cinema no Brasil, em que a falta de democratização afeta a cultura e o lazer de diversos brasileiros atualmente. Portanto, a escassez de dispersamento dos cinemas e de informações contribuem para que esse percurso permaneça estatizado.

Primeiramente, desde a revolução industrial as fábricas e o comércio se localizam em áreas de maior mercado consumidor. Por conta disto, os cidadãos que moram em regiões bucólicas, ou afastadas dos centros, acabam sendo excluídos do acesso ao cinema, deteriorando o sonho da escola filosófica de Frankfurt, na qual a cultura seria viável a todos, sem distinção. 

Ademais, segundo o jornal O Povo, aproximadamente 50% da população brasileira é de baixa ou média renda. Logo, podemos entender que uma parcela da população não possui um grande acesso a rede digital, contribuindo para a elitização do cinema, uma vez que a maior parte das propagandas e informações são disponibilizadas por meio da internet.

Desse modo, fica visível que mudanças devem ocorrer para que esse caminho seja mudado. Por isso, o Governo Federal deve por meio de políticas públicas, como oferecer incentivos fiscais para as empresas que incluírem criações de cinemas em regiões diversificadas e a ampliação dos meios de propagação das propagandas, com a finalidade de que esse tipo de entretenimento seja desfrutado por todos. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!