O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948, garante a todos os indivíduos o direito ao lazer. Conquanto, no Brasil, esse direito fundamental não é aplicado corretamente, visto que há pouco investimento governamental nessa área e, outrossim, a disparidade social no país. Com efeito, há a urgência de medidas a fim de solucionar o empecilho.


Em primeira instância, nota-se que o lazer é de suma relevância para o homem, pois, muitas vezes, promove o bem-estar. Entretanto, no Brasil, há pouco investimento do Governo Federal nessa área, pois não existem programas sociais que promovem o acesso ao cinema gratuitamente, que é necessário, porque muitos cidadãos não possuem recursos monetários para assistir à um filme pago. Ademais, segundo pesquisas realizadas pelo Meio e Mensagem, cerca de 83% da população não frequentam locais onde há filmes em cartazes, como os shoppings, assim vê-se a importância de mudar esse quadro para que os direitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos sejam aplicados corretamente.


Em segunda instância, outro fator que contribui para a problemática é a desigualdade social que persiste no país. Exemplo dessa analogia é em relação ao Nordeste, região brasileira, em que os cidadãos possuem menos acesso aos cinemas comparado ao Sudeste, de acordo com o cinema Perto de Você, pois há mais investimento das empresas. Ademais, essa disparidade é arcaica, pois no século xix, momento em que a principal atividade comercial era a mineração, a população estava concentrada em Minas Gerais, o que fez com que esse estado se desenvolvesse mais, possuindo mais infraestrutura para que fossem criados os cinemas.


Logo, é perceptível que medidas são cabíveis para atenuar o problema. Em virtudes dos fatos mencionados, vê-se que ações são necessárias para mitigar o impasse. Portanto, o Governo Federal, por intermédio do dinheiro público, deve criar programas sociais que forneçam à população ingressos para assistir aos filmes de forma gratuita, sendo que devem ser fornecidos mensalmente, a fim de que ocorra uma democratização e o lazer seja garantido.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!