O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O processo denominado Revolução Industrial proporcionou avanços significativos para o surgimento do cinema. Hodiernamente, tal feito cresce por todo o Brasil. Entretanto, fatores como o preço elevado dos ingressos e a falta de acessibilidade faz com que, consequentemente, certa fatia da população não consiga ter contato com as novas telinhas. Portanto, observa-se que o cinema não é um produto democrático, pois nem todas as pessoas podem usufruir dele.


Em primeiro lugar, o preço elevado para participar da estreia de algum filme fez com que parte da população, geralmente a que possui menor concentração de renda, fosse excluída das salas de exibição. De acordo com o filósofo Michel Foucault, a loucura é definida pela sociedade de acordo com o seu tempo. Tal pensamento parece fazer alusão ao grupo para o qual o cinema está destinado, tendo em vista que os donos das grandes telas determinam seu público. Logo, nota-se que o governo deve agir para universalizar o acesso ao cinema para a população.


Em segunda análise, a falta de acessibilidade faz com que pessoas que possuem dificuldade de locomoção não tenham direito ao cinema. Em consequência disso, diversos indivíduos acabam tendo seus direitos violados, ou seja, a livre circulação, garantida pela constituição, não está sendo respeitada. Isso faz inferir que há alguns problemas que acabam restringindo a democratização ao cinema.


Destarte, é mister que o Estado tome providências para superar o quadro atual. Para que o acesso ao cinema seja democratizado no Brasil, urge que o governo deve, por meio de contratos, negociar com os donos das telas de exibição, proporcionando preços mais acessíveis para a população de baixa renda, com a finalidade de assegurar a universalidade e o acesso ao cinema. Outra medida eficaz é o detentor das telas de exibição melhorar as formas de circulação no ambiente, a fim de englobar um maior público. Só assim será possível universalizar essa novidade tecnológica que surgiu durante a Revolução Industrial.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!