O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Durante a chegada da Coroa Portuguesa ao Brasil, houve mudanças no centro político e econômico do país. Nesse contexto, investimentos sociais e culturais da região Nordeste passaram a ser destinado à região Centro-Sul. Assim, cidades como, por exemplo, São Paulo passaram a ser destaque em âmbito nacional, possuindo maior acesso aos shoppings e ao cinema. Além disso, a desigualdade social contribui para o aumento da restrição ao cinema. Desse modo, é necessário analisar fatores que impedem o amplo acesso ao cinema no Brasil e possíveis soluções.


A princípio, é necessário ver que após o início da transição demográfica e a urbanização no território brasileiro, cidades ganharam destaque em detrimento de outras. A medida que cidades se desenvolviam, o cinema e seu acesso sofriam mudanças e ficaram cada vez mais restrito. Esse fato vai de encontro aos direitos do cidadão brasileiro, pois de acordo com a Constituição cidadã de 1988, todo e qualquer indivíduo que pratique sua cidadania, possui direito ao lazer. Sob tal ótica, certo aspecto torna-se preocupante visto que o cinema é um importante ferramenta de interação social e estimula o senso crítico do telespectador.



Ademais, vale salientar que a desigualdade social do país atenua o grande aglomerado de cinemas nos grandes centros urbanos. De maneira análoga à Escola de Frankfurt, na qual ressalta a grande produção para a massa e para locais de maior demanda, principalmente após a ascenção do capitalismo no mundo. Desse modo, vê-se que onde há maior concentração de capital, há maior demanda do povo por cinema e, por consequência, amplo acesso para pessoas com melhores condições financeiras.


Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para a democratização do acesso ao cinema no Brasil. Para tanto, é necessário que o Governo Federal associado à iniciativa privada, apliem os números de salas ao longo do território nacional. Além disso, diminuir as taxas de entrada, favorecendo a entrada de pessoas que se encontram em zona de poucos privilégios, visto que o cinema é de vital importância para a formação do cidadão e do seu senso crítico. Somente assim será possível ampliar o acesso e favorecer o combate da desigualdade sociocultural deixada pelo Período Joanino.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!