O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A inclusão do cinema no Brasil


Sabe-se que atualmente ainda o acesso ao cinema é difícil para a população do interior, das periferias e das regiões mais pobres do Brasil, que aclamam vivenciar esta incrível arte.
Este fato ocorre devido a elitização das empresas de exibição, que ao longo dos anos começaram a se concentrarem em shopping centers nos grandes centros urbanos, com preços exorbitantes, excluindo as pessoas mais carentes, que em muitas das vezes percorrem grandes distâncias para verem os lançamentos de filmes nacionais e internacionais.
Outro fator importante é a carência em investimentos no ramo, sendo no setor privado ligado diretamente a burocracia e altos impostos, fazendo com que os empreendedores desistem de abrir mais cinemas, se contentando apenas com as grandes aglomerações populacionais e comerciais. A linha de crédito, que é essencial para sua propagação em outros ambientes e lugares, também é excassa, mostranto desinteresse do Estado nos investimentos em cultura.
Portanto, para ter uma verdadeira inclusão destes grupos no acesso ao cinema, o Estado deve criar fundos de investimentos e financiar a construção de salas de exibição nestes lugares menos favorecidos, diminuindo burocracia e impostos a fim de tornar a sétima arte acessível a todas as classes, através de uma parceria público-privado coordenado pelo Ministério da Educação junto com as Secretarias de Cultura dos governos estaduais e dos municípios.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!