O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Em 2019, o filme Vingadores-Ultimato superou os recordes de vendas e lotou as filas de cinemas dos shopping centers. No entanto, apesar desse sucesso, muitos cidadãos não tem acesso ao cinema por motivos não só da falta de políticas públicas, mas também, pela ausência de publicidade para todas as camadas sociais. Nessa perspectiva, faz-se necessário que as autoridades competentes tomem medidas necessárias para reverter essa problemática.


Convém ressaltar, a princípio, que a Constituição federal brasileira de 1988 prevê a todos o direito de lazer e bem-estar social. Entretanto, a falta de ações governamentais é fator crucial para a permanência desse problema, visto que os investimentos no âmbito social são descentralizados e utilizados de forma ineficiente. Com isso, o acesso ao cinema fica restrito em apenas algumas camadas da sociedade e a falta de estrutura de qualidade nas áreas periféricas contribuem para que poucas pessoas possam acompanhar os filmes nos shopping centers. Nesse sentido, somente as áreas de alta renda são privilegiadas aumentando ainda mais a desigualdade.


Ademais, vale ressaltar que a carência de informações sobre os filmes é impulsionadora desse impasse. Isso porque, a publicidade e cartazes sobre os novos lançamentos de filmes não chegam a todos os campos sociais, e consequentemente, as pessoas de baixa renda são excluídas nesse processo. Conforme o filosofo Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, se tenha o equilíbrio social. Dessa forma, a exclusão desses indivíduos provoca um desequilíbrio social indo contra o desenvolvimento do país.


Infere-se, portanto, que para as adversidades serem resolvidas. Cabe ao Estado investir em ações sociais, por meio da criação de cinemas em locais de baixa renda, com o intuito de expandir o lazer em diversos setores das cidades, assim, a população se sentirá mais inclusa. Além disso, Empresas cinematográficas devem espalhar cartazes sobre os novos filmes promovendo a informação para todos os públicos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!