O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

No filme "A família buscapé", é retratada a história de Zé e sua família, que precisam percorrer quilômetros a pé a fim de encontrar o cinema mais próximo e assistir "Mazzaropi". Ao comparar a obra com a contemporaneidade, nota-se que grande parte dos brasileiros não vai ao cinema, seja pelo alto custo dos ingressos, seja pelo desinteresse estatal de disseminar cultura.


É importante ressaltar que o alto custo dos ingressos dificulta o acesso de grande parte da população. Tal fato pode ser explicado através do pensamento do sociólogo Noam Chomsky, que faz uma reflexão crítica a respeito da concentração de renda nas mãos de poucos, fazendo com que o direito de compra seja restrito apenas a uma parcela. No demais, a minissérie "Cine Holliúde" já retratava realidade semelhante ao relatar a população que preferia assistir novela na televisão gratuita da praça do que ir ao cinema, visto que precisaria gastar.


Observa-se, ainda, que o Governo demonstra desinteresse para com as minorias do país, pois não investe o suficiente em áreas como a cultura. Isso pode ser explicado através da percepção do geógrafo Josué de Castro, o qual afirma sobre a falta de interesse do Estado em disponibilizar recursos para os mais necessitados, fazendo que as periferias urbanas e pequenas cidades sejam marginalizadas, não tendo acesso à cultura de qualidade, o que influencia diretamente na formação educacional de seus habitantes. Como prova disso, uma pesquisa da Ancine atesta que apenas 17% dos brasileiros frequenta os cinemas. 


Portanto, medidas são necessárias a fim de que a realidade vivenciada por Zé não se repita com outros brasileiros, e estes tenham os seus direitos assegurados. O Ministério da Cultura em parceria com o MEC, órgão máximo de educação no país, deve promover sessões de cinema gratuitas nas escolas, abordando temáticas construtivas, como saúde e meio ambiente. Pode ainda, realizar cadastros em comunidades carentes, com o objetivo de disponibilizar descontos em cinemas tradicionais, visto que só assim a sociedade será mais justa e igualitária.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!