O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

      O cenário atual brasileiro apresenta um baixo indíce de pessoas que frequentam o cinema, democratizar esse acesso é essencial para facilitar o consumo de cultura do nosso povo, direito esse assegurado pela consituição federal de 1988. Cabe salientar que esse é um problema mais relacionado ao dificil acesso, tanto fisico quanto econômico, do que um desinteresse dos nossos cidadãos.


     Em primeira análise, é importante ressaltar a pesquisa disponibilizada no site "www.meioemensagem.com", que nos mostra um percentual de apenas 17% da população que consome filmes no cinema, contra 88% dos que fazem isso pela TV. Logo, percebe-se que a problematica esta diretamente relacionada com a ida ao cinema, não com o consumo de conteudo audiovisual.


     Tendo isso em vista, fica facil realizar uma possivel associação do baixo acesso com o historico do Brasil de investir pouco em cultura, educação e em industrias que não tragam lucro imediato. Caracteristica essa que esta fortemente atrelada com nossa história econômica, fortemente baseada em monoculturas tanto de alimentos quanto de ideias. Evidencia-se, portanto, que o preço pouco convidativo do ingresso e a baixa quantidade de salas, são consequencias do supracitado.


    Em suma, faz-se mister que o ministerio da cidadania, junto ao poder legislativo, criem programas e leis que incentivem o cinema nacional. Para que assim, o lucro do mesmo possa ser utilizado para facilitar o acesso de modo geral. Dessa forma, esse dinheiro advindo, poderia ser utilizado para aumentar o número de salas, como também para cobrir parte do valor cobrado pelos ingressos. Dessa maneira, democratizariamos o acesso ao cinema no Brasil, chegando mais próximo do ideal presente em nossa constituição.


 


 


OBS: Enviando novamente, pois gostaria da nota de mais de um corretor para tirar uma média, assim como no Enem. Minha primeira correção foi realizado pelo corretor Cassiano.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!