O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

   No Brasil, o acesso ao lazer para todos é um grande desafio, visto que o entreterimento acaba sendo tratado como luxo. Com a chegada da tecnologia, o modo como nos entretemos mudou e os filmes e cinemas tem ganhado espaço, com isso, vieram os problemas com a democratização do acesso ao cinema, visto que esse acesso se encontra de forma concentrada, dando previlégio para as áreas de alta renda principalmente nas grandes cidades.


   Atualmente, no Brasil o acesso ao cinema muitas vezes não é visto como um fator de inclusão social, quando na verdade as telas podem ter um grande impacto na sociedade. Em Harvard foi feito estudo com ratos sobre vícios com o intuito de descobrir a relação entre a falta de entreterimento e o desenvolvimento de vícios, onde dois grupos de ratos foram colocados em gaiolas, ambos com dois bebedouros com água, onde um possuia heroína, os ratos das gaiolas A e B provaram da água com e sem heroína, mas apenas os ratos da A se viciaram, o diferencial estava na gaiola, a gaiola A era pequena, eles viviam isolados e sem entreterimento, enquanto na gaiola B haviam tubos, rodas e espaço, comprovando assim, a ligação direta entre a restrição ao lazer e o desenvolvimento de vícios.


   Com o lançamento frequente de filmes e séries, a indústria cinematográfica encontra-se em alta, televisores nunca foram tão procurados, dentre os detentores de televisores, apenas 19% tem acesso ao cinema, muitas vezes por falta de acessibilidade ou condições financeiras, tendo cinemas preenchidos predominantemente pior pessoas com uma renda mais elevada.


   Devido a falta de acessibilidade, a predominância de uma mazela da população com condições financeiras elevadas se faz presente, evidenciando assim,um grande problema de exclusão social onde atitudes precisam ser tomadas afim de promover um inclusão. Uma das formas mais eficientes para dar fim a segregação é através da construção de cinemas fora de shoppings, em áreas mais periféricas com valores mais acessíveis,  a isenção fiscal seria um possivel incentivo governamental para a construção desses cinemas, que podem contar com um programa social de encentivo à cultura, através de sessões gratuitas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!