O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

No dia 28 de dezembro de 1895, ocorreu a primeira exibição de cinema, graças aos irmãos Lumière. Desse dia até hoje, o cenário é diferente, aquele instrumento que foi inventado para captar movimentos se desenvolveu e hoje exibe imagem em três dimensões. Além disso, o cinema se tornou um dos pilares do entreterimento, seja por exibições na televisão ou nas telas do cinema. É capaz de atrair a todos os tipos de público das crianças aos idosos, do crente ao ateu ou do rico ao pobre. Algo que deveria ser acessível a todos, porém é uma realidade distante para muitos, por diversos motivos, que precisam ser tratados para que o direito de ir e vir seja o mesmo para todos.


É importante ressaltar, em primeiro plano, que em uma sociedade tão desigual economicamente torna-se difícil todos terem acesso aos mesmos serviços. Apesar de serem capazes de lotar uma sala de cinema, as grandes produções não chegam para todos. Em uma reportagem da ANCINE, as pequenas e médias cidades do interior do Norte e Nordeste praticamente não tem acesso ao cinema. Pais para as empresas não compensa financeiramente um cinema nesses lugares.


Ademais, nas cidades que tem o serviço, os preços por muitas vezes são abusivos, fazendo com que o telespectador prefira recorrer a sites piratas ou a plataformas como a Netflix, para se ter acesso a filmes e diminuindo a preferência pelas salas de cinema.


Torna-se necessário então, que o Governo, a priori no âmbito municipal, onde não se tenha um cinema, forneça o serviço de forma gratuita para população, com a exibição de filme ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Podendo a população escolher a qual filme deseja assistir semanalmente, fazendo assim com que todo tenha acesso a essa forma de entreterimento, distanciando-se assim da realidade atual de muitos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!