O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

No filme Tempos Modernos, escrito e dirigido por Charles Chaplin, é retratado um problema inerente à época da Revolução Industrial: o excesso de trabalho nas fábricas. Esse filme, foi exibido em cinemas de diversos países e ainda é assistido até os dias atuais, com a finalidade de expor a realidade daquela época. Nesse contexto, é evidente que o cinema não se limita ao entretenimento, visto que ele também contribui para a disseminação do conhecimento histórico-cultural. Dito isso, sabe-se que no Brasil grande parte da população não tem acesso ao cinema, isso ocorre devido à desigualdade social e à falta de atenção do Estado.


Em primeiro lugar, é importante destacar que a utilização de filmes, séries e documentários é a melhor maneira de divulgar conhecimento para as massas. Segundo Carl Sagan - renomado astrônomo, professor e divulgador científico - a utilização das mídias (como cinema e televisão) na divulgação da ciência foram fundamentais para que muitos jovens fossem inspirados a estudarem e se dedicarem à pesquisa científica. A sua série Cosmos, por exemplo, foi exibida na TV e em cinemas nos Estados Unidos, o que tornou o conhecimento científico mais acessível para a população. Nesse sentido, é possível perceber que as comunidades brasileiras dos menores centros urbanos e áreas mais carentes perdem o acesso a esse recurso.


Por conseguinte, além da difusão do conhecimento, o cinema também beneficia a economia da região - através da geração de empregos. Entretanto, esses estão localizados principalmente em “Shoppings Centers” de grandes centros urbanos, o que desfavorece grande parte da população brasileira que reside nas regiões periféricas. Esse entrave ocorre, uma vez que as empresas que exibem os filmes não manifestam interesse em áreas menos desenvolvidas economicamente, pois o Estado não promove incentivos para que essas se instalem nesses locais.


Portanto, a fim de alterar esse quadro, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) crie ações publicitárias para conscientizar a população sobre a importância do cinema. Aliado a isso, é necessário que seja implantada a disciplina de Audiovisual no sistema básico de ensino. Com essa, as gerações futuras aprenderão sobre a relevância da arte cinematográfica para a sociedade. Ademais, é imprescindível que o Governo Nacional exija que as Unidades Federais (UFs) promovam incentivos fiscais para que os cinemas se instalem nas regiões menos desenvolvidas, mantendo um preço acessível para a população.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!