O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Cinema, um lazer para todos


Após a Revolução Indústrial, diferentes tecnologias começaram a emegir para sastifazer os desejos da sociedade, uma delas foi a criação do cinema em 1895. Atualmente, após mais de um século, grande parte da população não é frequentadora do cinema.


Na contemporaneidade, a maioria das metrópoles da região Sul e Sudeste do Brasil possuem cinemas. Entretanto, grande parte dos cidadãos não tem acesso a esse ambiente, porque a construção foi feita em locais que favorecem pessoas com alto poder aquisitivo, como shopping centers. Dificultando o acesso de moradores que residem em aglomerados suburbanos e precisam locomover grandes distâncias para ter acesso ao lazer.


Ademais, existe outra lacuna em relação ao acesso ao cinema. A maioria dos cinemas instaurados no Brasil fica marjoritariamente em cidades com grande contigente habitacional,excluindo cidades menores e diminuindo a quantidade de salas em regiões como Norte e Nordeste. Evidenciando que parte da população brasileira não tem acesso pleno e democrático ao mundo do cinema.


Portanto, é de suma importância que o Ministério do Lazer e Turismo faça uma parceria público-privada com empresas que atuam com a construção de cinemas e façam novas salas nos locais que foram excluídos ou possuem díficil acesso, podendo promover e democratizar o acesso a todos os cidadãos brasileiros.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!