O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O acesso ao cinema pelos pobres
 
O cinema, criado no final do século 19, foi pensado para a ciência, hoje, ele é usado para entretenimento de diversas classes sociais. Apesar disso, a democratização das salas de cinema no Brasil está longe de acontecer, visto que o brasileiro, em sua maioria, conhece filmes só pela TV. Isso acontece porque não se tem acesso amplo às salas de  cinema, pensadas para o divertimento dos mais ricos, com o alto preço do ingresso e locais de difícil acesso para a periferia.
 
Esse alto preço dos ingressos acontece porque, desde o início do universo cinematográfico, o cinema foi pensado para a classe alta, por isso, deduz-se que vão pagar o necessário para ter acesso à um local privilegiado. Além disso, o alto custo de produção dos filmes também influencia, ademais, muitas vezes, os filmes são voltados para o lucro, então a taxa de exibição que os cinemas pagam é cara, além do lucro que o dono da sala pretende ter.
 
Ademais, a democratização do cinema ainda não aconteceu porque as classes mais baixas moram afastadas dos locais onde tem sala de cinema: shopping centers no centro da cidade. Por exemplo, os moradores de periferia têm que percorrer um longo caminho de ônibus, enquanto os moradores dessas áreas privilegiadas chegam rápido e possuem mais condições financeiras para pagar a entrada. Além disso, segundo a Agência Nacional de Cinema (ANCINE), quase 90% dos brasileiros assistem filmes pela televisão, mas apenas um quinto deles frequentam o cinema, visto que no Brasil há somente 2200 salas de cinema para cerca de 200 milhões de habitantes, enquanto a TV está presente na maioria dos lares brasileiros.
 
Levando-se em consideração os argumentos apresentados, é possível afirmar que o cinema não é um local democrático. Para que essa problemática seja resolvida, é necessário que o Ministério da Cultura, junto com a ANCINE, produza filmes com baixo custo de produção, que sejam exibidos em todas as salas de cinema e com preços acessíveis. Além disso, outra forma de facilitar o acesso é a divulgacão e a criação de leis pelo poder legislativo para meia entrada de pessoas de classe baixa. Com essas medidas, é possível que o cinema se torne mais acessível.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!