O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

A industrialização brasileira se potencializou durante o século XX, a partir do governo de Getúlio Vargas, e teve como consequência o crescimento desordenado dos centros urbanos. Por conseguinte, houve a ampliação da segregação socioespacial que auxiliou, também, a disparidade de recursos e serviços prestados para a população. Diante disso, é necessário evidenciar a existência de dois obstáculos para a democratização do acesso ao cinema:


Primeiramente, é cabível ressaltar a classe social como fator agravante para a diminuição da acessibilidade cultura. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, por exemplo, prevê que todo cidadão possui direito ao lazer. No entanto, pessoas de áreas periféricas dificilmente possuem condições financeiras para usufruir de atividades culturais.


Em segundo plano, é importante pontuar a existência da pirataria em meios digitais. Exemplificando, cita-se a existência de domínios virtuais destinados apenas a disponibilização de filmes, de forma gratuita e ilegal, para seus usuários. Logo, pessoas de baixo poder aquisitivo irão optar pelo uso desse recurso como maneira de minorar gastos financeiros.


Portanto, é de suma importância que o Ministério da Cultura, juntamente com os órgãos responsáveis, elabore projetos que utilizem escolas públicas como meio de exibição de obras cinematográficas gratuitamente, principalmente em regiões pobres. É, também, importante que o Governo aumente a fiscalização de conteúdos pirateados. Dessa forma, a comunidade terá mais acesso à cinematografia.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!