O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Durante o desenvolvimento da Revolução Francesa, a sociedade deteve o conhecimento de um lema que foi relevante para a democracia: Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Contudo, na sociedade brasileira contemporânea, esse lema é visto como algo exercido apenas na teoria, pois é cada vez mais perceptível a dificuldade da democratização do acesso ao cinema, seja devido à ausência de políticas públicas eficientes, seja devido à falta de interesse dos indivíduos para com os seus direitos. Nessa perspectiva, faz-se necessário uma reflexão acerca da democratização do acesso ao cinema no Brasil.


Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que a ausência de políticas públicas eficientes interfere negativamente nessa temática. Esse fator é concretizado, porque as políticas governamentais estão centralizadas em setores que são considerados mais relevantes, a exemplo da saúde e educação, dessa forma negligenciando outros setores. De acordo com dados de pesquisas realizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações(MCTIC) acerca do acesso à cultura, comprovou-se que demasiada porção da população obtém o acesso de filmes em casa, pois a estrutura de acesso ao cinema brasileiro ainda caminha em passos gradativos. Consequentemente, a gerar a desvalorização do cinema nacional.


Outrossim, faz-se imprescindível salientar que a falta de interesse das pessoas com os direitos que a elas pertencem agrava ainda mais esse atraso nacional. Isso ocorre, em virtude da desinformação populacional gerada pelos meios de comunicação. Conforme as ideias do sociólogo Thomas Marshall, a cidadania só é exercida na presença de direitos civis, políticos e sociais, dessa forma, denota-se que a cidadania no Brasil não é exercida adequadamente, por conseguinte ainda é árduo o acesso à cultura para todos. Assim, acarretando problemas como a alienação da sociedade.


Dado o exposto, depreende-se que a democratização do acesso ao cinema é um assunto que necessita ser refletido, a fim de que se tenha um maior aproveitamento deste meio cultural importante, que é o cinema, urge que o Governo em consonância ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realize uma semana de propagação de conteúdos culturais, isso pode ser realizado por intermédio de parcerias com as Secretarias de Educação que promovam uma sessão de filmes nas escolas, a exemplo de semanas já existentes para tal ato. Ademais, o próprio indivíduo pode se informar sobre os seus direitos, porquanto, somente assim será possível exercer o lema da Revolução Francesa, ascendendo reflexos positivos na sociedade brasileira.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!