O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Tema: Democratização do acesso ao cinema no Brasil


  De acordo com o físico alemão Albert Einstein, tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade. No entanto, é notável que apesar do grande desenvolvimento que trouxe a sociedade os avanços tecnológicos não chegou para toda a população, haja vista a democratização do acesso ao cinema no Brasil, a qual é resultado não só dos novos meios tecnológicos, como também da falta de acessibilidade das pessoas com renda baixa.


 Em primeiro lugar, é preciso destacar que, conforme Steve Jobs, a tecnologia move o mundo. De maneira análoga, nota-se que as pessoas estão deixando de ir ao cinema devido o fácil acesso nos aparelhos digitais no mundo atual, tendo em vista que pode-se assistir a um filme em celulares, computadores e televisões a qualquer momento. Dessa forma, o surgimento dos novos aparatos digitais causa a extinção das telas cinematográficas.


  Ademais, é válido ressaltar que, consoante o religioso São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância. Contudo, observa-se que esse pensamento não se aplica ao universo do cinema, uma vez que essas exibições só estão disponíveis nos grandes centros urbanos que possuem uma maior população e renda mais alta, deixando de lado as periferias e as cidades do interior. Dessa maneira, o cinema passa a ser um ambiente pouco democrático, pois não está disponível a todos os expectadores.


  Em suma, são necessárias medidas que facilite o acesso do cinema no país. Desse modo, faz-se imprescindível que o Governo Federal, em consonância com as empresas responsáveis crie, por meio de verbas governamentais, parques de exibições de cinema em cidades pequenas e médias interior, a fim de garantir a interação da sociedade em todas as regiões do Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!