O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

 Segundo o romancista e estadista francês Victor Hugo, "A primeira igualdade é a justiça social". Entretanto, esse princípio não é alcançado no país, com as dificuldades da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Sendo assim, essa situação é ocasionada pela formação social e também na falha das demandas legislativas.


Vale ressaltar, de início, que a falta de planejamento das áreas urbanas, no Brasil, baseada nos princípios capitalistas, configura-se como causa dessa situação na falta de acesso ao cinema. Assim, com a industrialização tardia em 1930, no Governo de Getúlio Vargas, foi perceptível o êxodo rural para as grandes cidades e mais recentemente ocorreu um processo de Gentrificação e consequentemente uma periferização, o que dificultou o acesso da população com o menor poder aquisitivo ao cinema. Nesse sentido, pode-se dizer então que essa questão relacionada à democratização da cinematografia infelizmente vem se agravando cada vez mais no país.


Outrossim, a negligência do poder público no que diz respeito a um local de qualidade, para o acesso do cinema pelo os  cidadãos vai de enconto a Carta Magna brasileira. Logo, rompe-se o Artigo 5° da Constituição Federal de 1988, no qual prevê o princípio da isonomia, isto é, igualdade entre todos perante a lei. Nesse cenário, as políticas públicas não acompanharam tal processo de democratização do acesso a cinegrafia, o que ocasionou um enorme índices de impasses na sociedade brasileira.


Fica evidente, portanto, a necessidade de superação do problema. Para isso, o Governo Federal através do Estado, deve ampliar os investimentos em cinemas públicos voltado para a população com o menor poder aquisitivo, por meio de parcerias púbico-privadas visando garantir locais de qualidade aos cidadãos, com pesquisadores nacionais que já desenvolveram estudos relacionados ao cinematografia popular. Espera-se, com isso, amenizar os impasses relacionados à democratização do cinema. Dessa maneira, a frase do francês Victor Hugo  será alcançada no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!