O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin é considerado o estopim para o cinema moderno, pois apresentava efeitos visuais e computadorizados avançados para sua época e isso graças ao desenvolvimento do mundo capitalista. Fora das páginas cinematográficas, é perceptível a necessidade de tornar o cinema acessível a toda população brasileira, pois nem todos apresentam condições financeiras de usufruir do sistema cinematográfico. Está problemática ocorre devido a negligência da sociedade e do governo. 


É importante, em primeiro lugar, ressaltar que a sociedade afeta o desenvolvimento do cinema. Um exemplo disso é a pirataria, apesar do governo estabelecer leis que diminuam a influência da pirataria, milhões de pessoas adquirem lançamentos de filmes por meios burlativos, como é o caso de lojas e sites piratas. Segundo dados divulgados pela ANCINE, um quinto da população frequenta o cinema no Brasil. Tal dado comprova que o avanço dos meios burlativos promovem a diminuição de pessoas que frequentam o meio cinematográfico.


Além disso, as ações governamentais  são falhas em relação  ao Cinema. Nessa perspectiva, o governo não tem procurado meios que facilitem o acesso da maioria da população brasileira ao cinema. De forma análoga à primeira lei de Newton, um problema tende a permanecer problema caso uma força resolutiva não seja aplicado sobre ele, ou seja, se o meio governamental não buscar meios que facilitem o acesso das pessoas ao cinema, consequentemente os índices da exclusão de pessoas será maior.


Portanto, destarte ações necessárias para a democratização do cinema no Brasil. A ANCINE- Órgão responsável pelo meio cinematográfico brasileiro- deve criar projetos, como cinema em locais públicos a exemplos de praças, para quê a população mais pobre financeiramente tenham acesso aos filmes, a fim de democratizar o cinema brasileiro. Tal projeto deve ser incluído em todos os Estados do Brasil com o objetivo de tornar o meio cinematográfico acessível a todos. 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!