O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O acesso ao cinema desde o início não foi um privilégio para todos, trazido para o Brasil há 124 anos atras, tinha como proposta revolucionar a forma de assistir filmes e acabou se tornando uma cultura e lazer no país. Paralelo a isso pode ser visto que o número do público nos cinemas aumentou significadamente, mas ainda o acesso não é para todos, uma opção de lazer que esta mais concentrada nas grandes capitais e que nem toda população tem a condição necessária para esta frequentando os shoppings centers, onde se concentra a maior parte das salas de cinema. Diante disso é visto que o cinema não é só uma forma de lazer, mas tratada como algo cultural no país.


O acesso do lazer no país, no caso tratado o cinema e o dever politico promover bem-estar para todos como valor de uma sociedade igual sem privilégios e sem preconceitos conforme a constituição de 1988. Com isso poderá afastar os jovens de baixa renda das coisas ruins que estão expostos, nas horas de lazer poderão desfrutar dos seus direitos, tendo uma diversão adequada e em grupo sem está privilegiando os de alta renda. Como uma questão cultural no país da o direito a todos usufruir disso.


Contudo, vale lembrar que no país onde tem diversos problemas que impedem a ter esses direitos cumpridos. O difícil acesso em cidades de pequeno porte, a baixa renda que se concentra a maior parte nas periferias das capitais o que torna o acesso mais difícil. Sob essa ótica é necessário a mão do governo para resolver esse impasse.


Portanto, cabe a receita federal junto ao Ministério da cultura investir uma maior parcela dos impostos em melhorias da infraestrutura, criando salas de cinema e dar suporte aos deficientes visuais e surdos, nas áreas de difícil acesso como nas cidades de interior. Nas periferias dos grandes centros o investimento necessário em um transporte mais acessível, assim facilitando o acesso. A criação de uma lei para diminuir pela metade os preços dos ingressos para pessoas de baixa renda comprovada assim visando os interesses culturais e do lazer. Assim o Brasil com a melhora na infraestrutura poderá promover melhorias sociais para todos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!