O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Na antiguidade clássica, a dinâmica e a ciência por trás do teatro eram objetos de comunicação, cuja importância foi estudada por filósofos que vão de Aristóteles a Wittgenstein. Paralelemente, no Brasil contemporâneo, a função do drama com o advento das invenções da 2° Revolução Industrial, se transpôs principalmente para o cinema. Nesse contexto, o modelo de desenvolvimento vigente não disponibilizou igualmente o acesso a essa forma de cultura, desfavorecendo a criatividade e o desenvolvimento interpessoal.


Segundo o filósofo Jean Paul Sartre, o homem é condenando a ser livre. No entanto, Sartre mesmo reconhece existência da “mauvaise fois” (má fé), em que a liberdade é atenuada por fatores externos. Na a cultura não é diferente. Com a falta de investimentos e a interiorização acelerada do Brasil, atividades de cunho artístico não acompanharam o mesmo ritmo da população que acabou sendo privada do acesso não só ao cinema, mas a inúmeras formas de educação.


Por conseguinte, o desenvolvimento baseado no ideal do filósofo Immanuel Kant de que “A arte é uma extensão natural da filosofia” se vê prejudicado nessa narrativa, em detrimento do estímulo da criatividade e do autoconhecimento. Tais virtudes são essenciais para o exercícios de uma sociedade saudável e sustentável a longo prazo.


Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse. Para tal finalidade, os governos das esferas municipal e estadual, deverão fazer parceria com o Ministério da educação (MEC) e a Associação Brasileira do Cinema (Ancine), instituindo eventos em espaços públicos e escolas com foco em cidades de pequeno e médio porte, por meio e verbas públicas. As medidas deverão ser realizadas com programações acessíveis e gratuitas de forma ampla, para que a função comunitária da arte do cinema, assim como na Grécia antiga, possa fazer parte da cultura brasileira.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!