O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Na atual conjuntura social, os filmes ganham cada vez mais popularidade, pois possuem funções que vão desde o entreterimento até o uso em escolas com fins educacionais. Todavia, deve-se destacar que embora ainda seja grande a demanda pelos cinemas, nem todo indivíduo possui condições financeiras suficientes para arcar com as despesas deles, por consequência disso,cresce a procura por meios de acesso aos filmes que sejam mais baratos e práticos. Nesse sentido, medidas devem ser tomadas a fim de tornar as salas de exibição de filmes espaços mais democráticos.
  A priori, cabe salientar que, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 50 milhões de brasileiros encontram-se em situações de pobreza. Assim sendo, torna-se inviável o acesso de tal população aos cinemas, que acaba excluídas desse meio de entretenimento. Além disso, é possível destacar que algumas regiões brasileiras que detém maior monopólio financeiro e maior concentração de renda, têm maior acesso aos cinemas em detrimento das demais.
 Em segunda análise, é importante ressaltar que após a terceira Revolução Industrial com a criação dos aparelhos tecnológicos, iniciou-se um processo de reorganização da procura pela exibição de filmes, já que, por vezes, torna-se mais viável assistí-los no conforto de casa.Em virtude disso, aumentou-se a popularização de aplicativos, como Netflix, por exemplo, que oferecem vasto número de filmes aos mais variados públicos.
 Portanto, para que o cinema possa tornar-se mais atrativo e mais acessível para todas as classes sociais compete ao Ministério da Cidadania com o auxílio das prefeituras de cada município distribuírem "vales cinemas" para a população. Essa ação deve ser feita por meio de licitações que usufruam da verba destinada a cultura, com amparo constitucional da lei Rouanet.Além disso, tais vales devem ser distribuídos com frequência de no mínimo uma vez ao mês. Com essa prática será possível instigar a população a frequentar os cinemas e tornar mais democrático esses espaços.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!