O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Em meados do século XIX, a biologia mostrou, com a Teoria da Evolução de Charles Darwin, que apenas os seres mais adaptáveis sobrevivem às vicissitudes da natureza. De maneira análoga, uma nação em busca de desenvolvimento deve se adaptar e superar os desafios da contemporaneidade. Dentre esses, destaca-se, no Brasil, a questão da dificuldade na democratização do acesso ao cinema, seja pela negligência estatal, seja pela falta de domínio da população sobre o assunto.
Em primeiro lugar, é evidente que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre os impasses do problema. Segundo o filósofo Aristóteles, a política deve ser usada para que através dela seja alcançado na sociedade um estado de equilíbrio. Dessa forma, seguindo essa linha de pensamento, a frágil aplicabilidade das leis direcionadas a uma forma mais democrática de acesso aos cinemas, quebra essa harmonia ao impulsionar diretamente a desigualdade social.
Além disso, é indubitável que a má utilização midiática seja uma impulsionadora do fenômeno, De acordo com Durkheim, o fato social é um modo coletivo de agir e de pensar que pode determinar as medidas que serão tomadas sobre uma temática. Portanto, nota-se que a ausência de meios que estabeleçam um maior debate sobre o acesso ao cinema por todos os cidadãos, sem distinção de classe social, gera uma desinformação sobre o tema, haja vista que a compreensão da sociedade em relação a uma problemática é essencial para que seja estipulada uma solução.
Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Nesse sentido, urge que o Ministério da Cultura desenvolva projetos e palestras em instituições sociais, como escolas e igrejas, para jovens e adultos, por meio de entrevistas com vítimas do problema e especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre a necessidade da democratização do acesso aos cinema e seus benefícios sociais. Somente assim, será possível combater a problemática e, analogamente com Charles Darwin, solucionar uma vicissitude da sociedade contemporânea.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!