O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

       Recentemente, o lançamento do filme “Vingadores” nos cinemas brasileiros gerou bastante comentários e debates de parte da sociedade, principalmente nas redes sociais. No entanto, esse episódio mostrou também que grande parte da população não tem acesso ao cinema, fato esse ocasionado, principalmente, pela marginalização social, em que o Governo não cumpre seu papel de democratizar o acesso ao cinema, previsto por lei.


      Em princípio, a falta de comprometimento dos governantes em garantir que as leis sejam aplicadas na prática é, notoriamente, o principal fator para a falta de acesso da sociedade como um todo ao cinema. A renomada escritora Simone Weill afirmara que: “ Não adianta existir um direito se não há quem possa garanti-lo aos seus beneficiários “. Nessa perspectiva, sabendo-se que o acesso ao cinema é um direito de todos, garantido pela constituição de 1988, é razoável que se entenda que o Governo não mantêm esforços para garantir a ida ao cinema das camadas marginalizadas da sociedade, tendo em vista que apenas 17% da população total frequenta esses espaços.


      Ademais, tal problemática tem sérias consequências para o corpo social, sendo a principal delas a manutenção e, até mesmo, o aumento da desigualdade social. Isso se deve, sobretudo, ao sentimento de exclusão e opressão que surge principalmente em momentos de lançamento de grandes filmes como “Vingadores”, ocorrido recentemente no Brasil. Essa situação exige claramente a necessidade de uma mudança.


        Portanto, seguindo a lógica do jornalista irlandês George Shaw, que afirmara que o progresso é impossível sem mudança, é necessário que o Governo, em parceria com o Ministério da Cultura, construam e incentivem a ida ao cinema em bairros populares. Isso se dará por meio do redirecionamento de verbas e amplas campanhas midiáticas que estimulem o acesso aos cinemas. Nesse sentido, o intuito de tais medidas é facilitar a frequência a esses ambientes de lazer, corroborando com a democratização em geral na sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!