O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

No filme brasileiro “Cine Holliúdi”, a narrativa se dá pela mobilização e integração da população de uma cidade fictícia no Ceará para a manutenção do cinema popular. Nesse sentido, a função social do cinema visa a conciliação da cidadania e a democratização da sétima arte. Logo, a necessidade de sua universialização e abordagem crítica figuram como desafios para a sociedade brasileira.


Mormente, o Brasil hodierno é carente no que se refere a uma cultura de universalidade do cinema. Desse modo, a partir dos processos informacionais e a criação de ‘shoppings centers’ houve uma concentração urbana e central que restringiu o acesso ao cinema ao ambiente urbano, o que contribuiu para seu desaparecimento do interior e periferias do país. Assim, a parte perdeu seu sentido como provedora da cultura e inclusão social; uma vez que, na lógica marxista, a alienação cultural promove a desigualdade de classes e prejudica a superestrutura da sociedade.


Além disso, a ausência de engajamento civil para a cobrança de filmes financiados pelo governo que contribuam para a formação socio-cultural é um desafio. Sob tal ótica, documentários e filmes fictícios que promovam o senso crítico e estendam o conceito de cidadania, de modo que o espectador se sinta representado, são importantes para a construção da identidade nacional. Entretanto, ao evitar a produção de filmes como os supracitados e permitir que o cinema nacional seja ditado pela lógica da Indústria Cultural, o povo, segundo estudiosos da Escola de Frankfurt, ficará refém de produtos artísticos e culturais que possuam como única finalidade o lucro.


Em suma, é evidente que para a democratização do acesso ao cinema no Brasil medidas serão necessárias. Portanto, as secretarias de cultura estaduais e municipais devem propor a criação de festivais de cinema, por intermédio do cinema retirante, que privilegie filmes com temáticas sociais, a fim de que fomente a cultura nacional. Outrossim, a Ancine, em seu papel social, deve investir no contato com a população, através das redes sociais, para que divulgue e promova discussões públicas de maneira a acatar opiniões da sociedade. Destarte, a união para a manutenção da arte que ocorreu em “Cine Holliúdi” sairá da ficção e irá para a realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!