use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em seu poema "No meio do Caminho", retrata, de modo figurado, os contratempos que o ser humano sofre em sua jornada. Não distante da obra, é possível perceber que uma grande parcela da sociedade contemporânea está sujeita aos efeitos gerados pela democratização do acesso ao cinema no Brasil, o que dificulta o seu pleno desenvolvimento. Logo, faz-se fulcral entender como a desigualdade de renda e o espaço geográfico cooperam para a persistência dessa conjuntura.


É fundamental pontuar que a má distribuição de renda ocasiona na assimetria social, que deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido á ausência da atuação das autoridades em relação a sociedade que não tem condições financeiras de ter acesso a cultura o que leva a maioria da população baixa renda nunca ter ido á uma sala de cinema. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.


Ademais, é imperativo ressaltar a questão sobre o espaço geográfico, devido á concentração dos cinemas somente em grandes centros urbanos, o que faz com que a população interiorana e periférica fiquem isolados de desfrutar desse lazer. De acordo com a pesquisa do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 44% dos pretos e pardos vivem em cidades sem cinemas, contra 34% da população branca. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a questão geografica contribui para a perpetuação desse quadro deletério. 


Assim, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessa forma o Ministério da Economia deve promover auxílios voltados para cultura e lazer, por meio de cartões destinados a ser ultilizados em cinemas com o objetivo de garantir que pessoas que não possuiem condições financeiras possa usufruir desse grande divertimento. Também é de suma importância que o Ministério da Cultura execute obras por meio de criação de salas de cinemas nas cidades do interior para que pessoas que moram muito longe dos centros urbanos tenha acesso a esse lazer. 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!