ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

O filme “Cine Hollywood”, ambientado no interior do Ceará, mostra as mudanças ocasionadas pela chegada, da até então desconhecida, televisão, levando uma tecnologia acessível para o interior do País, no entanto, o aparelho afastou as pessoas do cinema local. Fora da cinematografia, a realidade não divergem dessa perspectiva, uma vez que o cinema tornou-se artigo de luxo, e, sua democratização é um grande desafio no Brasil. Desse modo, cabe uma análise acerca dos fatores que respaldam a problemática, seja a segregação socioespacial, seja a objetificação da cultura.



De início, é fundamental pontuar que a segregação sócio-espacial configura-se como grave empecilho, no que diz respeito à democratização do acesso ao cinema no Brasil. Por conseguinte, em consonância com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), 80% das salas de cinemas localizavam-se no interior brasileiro na década de 70. Não obstante, a urbanização acelerada e a falta de investimentos em infraestrutura urbana alteraram o aspecto do cinema, privando, dessa forma, populações inteiras do acesso à cultura cinematográfica. Nessa perspectiva, ao levar em o consideração artigo 215 da Constituição Federal de 1988 - o qual garante o acesso à cultura à todos - verifica-se a imprescindibilidade da disseminação de sala de cinema popular em todo o País.



Outrossim pode-se apontar como impedimento para a consolidação de uma solução, a objetificação da cultura. Dessa maneira, de acordo com o conceito de “Indústria Cultural” proposto pelos sociólogos Adorno e Horkheimer, a cultura passou a ser comercializada consoante aos preceitos capitalistas. Dessarte, ao fazer uma analogia com a temática percebe-se que a busca pelo lucro financeiro ofuscou o objetivo principal de Lumière - criador do cinema - entreter e desenvolver o criticismo da sociedade, dificultando, assim, o acesso ao cinema as classes marginalizadas da população.



Destarte, a democratização do acesso ao cinema no Brasil é um grande desafio. Sendo assim, urge à Secretaria Especial da Cultura instituir projetos que facilitem o acesso ao cinema em todo o País. Dessa forma, por meio da criação de salas de exibição sociais e transmissão de filmes a um preço acessível e eventuais sessões gratuitas, será exequível atingir o objetivo garantir os direitos da população brasileira, disseminando cultura para todos os cidadãos através da democratização do acesso ao cinema. Ademais, a Ancine deve incentivar a produção crítica das produtoras de filmes e documentários nacionais, por meio de incentivos fiscais, a fim de que com a não visualização do lucro seja viável resgatar os objetivos de Lumière e expandir o alcance dos cinemas. Portanto, ao somar incentivo e criticidade será possível minimizar o impasse.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado