ENTRAR NA PLATAFORMA
ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

De acordo com o Artigo  6.º da Constituição Federal, todo cidadão brasileiro  tem o  direito ao lazer. Todavia,  esse fato relacionado ao acesso ao cinema, na prática,  não acontece. Pois há uma desigualdade dentro  dos centros,  onde se encontram as salas cinematográficas, com uma má distribuição dessas no País. 

 

 

  Primeiramente, vale ressaltar o termo "Indústria Cultural''. Que pode ser entendido com se o mercado, produzisse  arte, mas para um público específico, com foco monetário. Portanto, as produtoras  não "sentem'' a necessidade de uma democratização, pois ''conseguem'' se manter por conta das elites, assim evitando um prejuízo financeiro. Bem como sabem, que, por exemplo, ao criarem  mais salas, fora dos grandes centros, dificilmente terão uma população financeiramente  capaz de pagar o produto oferecido, tendo em vista o seu alto custo. Logo,  a criação de mais salas não implica  necessariamente baratear o ingresso.

 

 

   Outrossim,  vale ressaltar, o termo ''segregação aeroespacial", que é entendido como uma determinada localidade, na qual recebe uma melhor infraestrutura, visto que são em parte do Estado, ou da inciativa privada. Por conseguinte, esse explica, adjunto com a Indústria cultural, o fato de a inexistência de cinemas em cidades menores. Naturalmente, isso traz um imenso prejuízo cultural às classes mais baixas, que não possuem condições de arcar  com os gastos, seja ingresso ou o transporte. Em outras palavras, o cinema é um ambiente cultural, não havendo um movimento  quel ''leve" cultura á população, portanto ela acaba por ficar vulnerável.

 

 

  Com base nos argumentos apresentados, percebe-se a necessidade da resolução da problemática da democratização do cinema. Assim sendo, o Ministério da Cultura deve, por meio de iniciativas públicas,  criar ''cinemas populares". Ao passo que teriam por objetivo possuir um ingresso mais barato, acessível, em todos os municípios brasileiros. Com objetivo, de além de baratear, que os indivíduos possam ir, tendo em vista que haverá um em sua localidade. Certamente assim, o Brasil fará jus ao artigo 6.º da Constituição Federal.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde