use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

    A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, garante a todo cidadão o direito ao lazer e à cultura. No Brasil, entretanto, a morosidade na democratização do acesso ao cinema fere esses direitos constitucionalmente previstos, o que representa um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada em nossos dias. Nesse sentido, convém analisar as principais causas e possível medida relacionada a esse triste entrave social.


    Inicialmente, é possível destacar a ausência de salas de cinema em algumas regiões do país como principal motivadora da problemática. De acordo com dados do Portal G1, a maior parte desses locais concentra-se nos grandes centros urbanos. Logo, é perceptível que a população residente em pequenas cidades encontra-se excluída desse meio de entretenimento, o que é preocupante. Dessa forma, lê-se como nociva a percepção de que, em um Estado cobrador de uma das maiores cargas tributárias do mundo, o acesso ao cinema não seja efetivamente garantido. 


    Ademais, a falta de incentivo para a frequentação desses locais corrobora para que muitos não o façam. Segundo o filósofo Maquiavel, as ações do indivíduo são influenciadas pelo meio social em que esse está inserido. Analogamente, em uma sociedade em que a relevância do cinema é pouco difundida e mantida em segundo plano pelas autoridades, como no Brasil, a população é levada a tratar o assunto com indiferença. Dessa maneira, urge a necessidade da reformulação dessa infeliz postura estatal de forma urgente. 


    Faz-se necessária, portanto, uma medida mais energética do governo federal para a resolução do impasse. Desse modo, o Ministério da Cultura deve expandir o acesso da população a salas de cinema por todo o país, por meio de parcerias público-privadas, com a construção desses espaços em locais mais necessitados, como o interior de cidades. Espera-se, com isso, garantir de forma prática, e não apenas teórica, os direitos listados na Carta Magna a todos os brasileiros. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!