use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

     A Constituição Federal de 1988 assegura que todos os brasileiros tenham o direito ao bem-estar e ao lazer. No Brasil atual, entretanto, boa parte da população não tem acesso aos cinemas, o que representa um impasse para o país. Nesse sentido, convém analisar a transformação do lazer em consumo e a quem esse problema mais afeta.


   Em primeira análise, nota-se que na contemporaneidade as relações humanas passaram a ser mercadorias a serem compradas pelo povo, como é o caso do cinema. De acordo com o conceito sociológico de indústria cultural existe um padrão criado nos roteiros de filmes, séries e novelas para retratarem o que será mais lucrativo, muiras vezes impossibilitando a diversificação. Dessa forma, percebe-se a falta da sensação de pertencimento de parte da nação que é pouco retratada nesses meios.


   Em segundo plano, é perceptível que os grupos sociais mais exibidos nas telas são os que mais têm acesso a essa atividade. Segundo o portal de notícias G1 as pessoas que moram nas periferias, no interior, no norte e nordeste apresentam menos acesso ao meio cinematográfico. É inaceitável, perceber que a parte da população que não tem acesso frequente a esses meios é menos representada nas telonas, isso se evidência por terem baixo poder de consumo.


   Percebe-se, portanto, a falta de democratização ao universo cinematográfico na sociedade brasileira. Nesse sentido, o Estado deve proporcionar a toda população eventos gratuitos de exibição de filmes por meio de parcerias público-privada com empresas que apresentem equipamentos necessários, além de possuírem uma elevada diversificação de temas, com o objetivo de atender e representar todos. Espera-se, com isso, o acesso de toda população ao cinema no Brasil assim como a sua variedade, deixando de ser apenas objeto de consumo e passe a cumprir com o direito ao lazer proposto pela constituição.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!